SEIS SIGMA: Melhoria Contínua como a chave do sucesso

Sexta, 27 de agosto de 2021  .  Leitura: 5 minutos

O Seis Sigma é uma estratégia de negócios com foco na melhoria contínua dos processos e produtos, utilizando uma metodologia de alta performance, com abordagem sistêmica e focada em dados para analisar e resolver problemas que comprometem o desempenho global das empresas.  É uma disciplina orientada para a redução da variabilidade nos processos, de forma a atingir o nível de 3,4 defeitos por milhão, e para a otimização dos processos, sempre visando à obtenção de 100% de Satisfação dos Clientes.

A filosofia Seis Sigma tem como foco a prevenção de falhas através do uso de ferramentas estatísticas ao invés da detecção de falhas por inspeção. Busca estruturar uma cultura organizacional que promova a melhoria contínua com foco de Redução de custo e Aumento da Lucratividade.

O Seis Sigma teve grande sucesso pela sua capacidade de estruturar e integrar uma série de ferramentas analíticas e estatísticas para desenvolver projetos de melhoria, estruturadas sob os seguintes aspectos:

  • Abordagem dos problemas com foco na redução da variabilidade
  • Análise de processos e variáveis com maior profundidade
  • Utilização integrada de várias ferramentas analíticas e estatísticas
  • Utilização de ferramentas estatísticas sofisticadas como o DOE
  • Treinamento intensivo abrangendo diferentes níveis organizacionais e de especialistas: Liderança, Champions, Master Black Belts, Black Belts e Green Belts
  • Comprometimento Gerencial
  • Vincular os projetos com metas de melhoria em qualidade, produtividade e custo
  • Resultados do negócio verificados pela área financeira

 

O Seis Sigma utiliza como metodologia para desenvolvimento dos projetos de melhoria o DMAIC que consiste das seguintes etapas:

  • D - Define (Definir): Definir claramente o escopo do projeto, ou seja, o processo e produto a ser melhorado, objetivos e metas a serem alcançados, o desempenho atual, equipes etc.
  • M - Measure (Medir): Mensurar e quantificar o problema utilizando indicadores e estatísticas que demonstrem o nível atual de qualidade, custo, produtividade etc.
  • A - Analyze (Analisar): Aplicar ferramentas analíticas e estatísticas para identificar as causas dos problemas e priorizar as melhorias a serem feitas.
  • l - Improve (Melhorar): Propor, avaliar e implementar ações e soluções para eliminar a causas identificadas do problema.
  • C - Control (Controlar): Estabelecer controles que garantam que os resultados obtidos sejam mantidos a longo prazo.

 

O Programa Seis Sigma é estruturado nos seguintes pilares:

  • Infraestrutura de especialistas: Sponsors, Champions, Master Black Belt, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt e White Belt 
  • Possui um conjunto de treinamentos extensos e necessários para criar a cultura do Seis Sigma nas organizações e certificação dos “belts”
  • Utilização do modelo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para desenvolver projetos que necessitam de uma dedicação grande das equipes
  • Ter nos conceitos estatísticos sua principal base de ferramentas de análise e melhoria de processos para eliminar a variabilidade excessiva nos processos

 

O Seis Sigma contribui para a empresa elevar os padrões de qualidade para um nível de excelência que busca atingir um nível de 3,4 PPM, ou seja 3,4 defeitos a cada um milhão de oportunidades. Normalmente os processos estão num nível entre 2 e 3 sigmas.

Para se ter uma ideia do impacto do nível sigma, podemos fazer a seguinte comparação:

 

O pulo do gato da Motorola

A metodologia Seis Sigma foi originalmente desenvolvida pela Motorola na década de 80 para a melhoria da qualidade e da produtividade de suas operações. Na época, o Custo da Não-Qualidade consumia de 5 a 10% do seu faturamento.

Seus cientistas foram construindo durante quase 10 anos a metodologia Seis Sigma utilizando técnicas estatísticas avançadas integradas a outras metodologias existentes para análise de processos e problemas. O foco do Seis Sigma é reduzir a variabilidade dos processos e atingir um nível de qualidade de 3,4 defeitos por Milhão (PPM).

A aplicação consistente e contínua das ferramentas do Seis Sigma gerou resultados de alto impacto na melhoria de qualidade, aumento de capacidade e produtividade dos processos e redução significativa de custos. Quando a Motorola ganhou o Malcom Baldridge, a premiação mundial mais importante na área de qualidade, o Seis Sigma se tornou amplamente conhecido.

Na década de 90, o Seis Sigma começou a ser utilizado por outras grandes empresas americanas. Em 1995, Jack Welch, CEO da GE, adotou o Seis Sigma como estratégia para alavancar a empresa e ajudar a resolver problemas que estavam comprometendo o seu desempenho. A intensa aplicação do Seis Sigma gerou ganhos de bilhões de dólares e ajudou a tornar a GE uma das empresas mais valorizadas no mundo. Este sucesso contribuiu significativamente para imprimir ao Seis Sigma o status e o reconhecimento que a metodologia passou a ter nos anos seguintes.

Atualmente, a maioria das grandes empresas adota o Seis Sigma como estratégia para aumento de competitividade.

Integrando o Lean com o Seis Sigma

O Lean e o Seis Sigma não têm conflitos diretos, pois buscam utilizar ferramentas e formatos diferenciados para promover a melhoria contínua. A melhor forma de integrá-los é utilizar os pontos mais fortes de cada uma das metodologias.

Uma opção de integração é criar dois grupos de projetos de melhoria: aqueles que vão ser tratados via Kaizen com Ferramentas do Lean e os que serão desenvolvidos através de Projetos Seis Sigma, utilizando o DMAIC.

Os principais benefícios em se utilizar um programa que integre o Lean6sigma são:

  • Reduz variáveis do processo através da eliminação dos desperdícios
  • Possibilita ganhos mensuráveis no início do projeto
  • Fortalece o espírito de equipe
  • Evita análises demoradas e desnecessárias
  • Reduz o tempo do projeto como um todo
  • Padroniza atividades do processo
  • Identifica pontos críticos do processo

 

O Lean6sigma é um Investimento Estratégico

A implantação de um programa Lean6sigma é uma decisão estratégica para construir a competitividade de longo prazo das organizações. Por ser um programa robusto e de alto impacto, todo o investimento feito na criação da infraestrutura na transformação cultural terá um retorno muitas vezes superior. A longo prazo o retorno se torna exponencial comparado aos investimentos acumulados.

 

Os ganhos com o programa são percebidos internamente sob diversas formas, sendo que as principais são:

  • Significativa redução do esforço humano requerido para produzir
  • Redução de 50% nos defeitos
  • Menor necessidade de suporte de engenharia
  • Redução drástica do espaço físico nas áreas produtivas
  • Redução significativa do inventário em processo
  • Alto comprometimento dos funcionários com a melhoria
  • 0 a 6 dias de inventário de fornecedores
  • 20% de ganhos anuais de produtividade
  • Aumento sistemático dos Giros de Inventários

 

Muitos dos ganhos também são percebidos pelo Cliente e afetam os principais requisitos e expectativas:

  • 99,9% de entrega no prazo
  • 15 PPM ou menos
  • Sensível redução do tempo de ciclo do produto ou serviço
  • Fortalecimento da cadeia de suprimento
  • Melhoria no atendimento

 

Lean Seis Sigma para Áreas Administrativas

A metodologia lean6sigma vem sendo aplicada nos últimos anos de forma extensiva em todos os processos chave das organizações como: Vendas, Finanças, Distribuição, Compras, Engenharia, RH, TI etc., como também em empresas prestadoras de serviços tais como: distribuidoras, bancos, logística, hotéis, supermercados, limpeza, segurança, hospitais, entretenimento etc.

Os principais ganhos atualmente obtidos pelas organizações têm sido obtidos dos processos transacionais, como são chamados os processos de serviços e apoio.

 

Palavras-chave: sixsigma, gestao, sucesso