O Seis Sigma é uma estratégia de negócios com foco na melhoria contínua dos processos e produtos, utilizando uma metodologia de alta performance, com abordagem sistêmica e focada em dados para analisar e resolver problemas que comprometem o desempenho global das empresas. É uma disciplina orientada para a redução da variabilidade nos processos, de forma a atingir o nível de 3,4 defeitos por milhão, e para a otimização dos processos, sempre visando à obtenção de 100% de Satisfação dos Clientes.
A filosofia Seis Sigma tem como foco a prevenção de falhas através do uso de ferramentas estatísticas ao invés da detecção de falhas por inspeção. Busca estruturar uma cultura organizacional que promova a melhoria contínua com foco de Redução de custo e Aumento da Lucratividade.
O Seis Sigma teve grande sucesso pela sua capacidade de estruturar e integrar uma série de ferramentas analíticas e estatísticas para desenvolver projetos de melhoria, estruturadas sob os seguintes aspectos:
O Seis Sigma utiliza como metodologia para desenvolvimento dos projetos de melhoria o DMAIC que consiste das seguintes etapas:
O Programa Seis Sigma é estruturado nos seguintes pilares:
O Seis Sigma contribui para a empresa elevar os padrões de qualidade para um nível de excelência que busca atingir um nível de 3,4 PPM, ou seja 3,4 defeitos a cada um milhão de oportunidades. Normalmente os processos estão num nível entre 2 e 3 sigmas.
Para se ter uma ideia do impacto do nível sigma, podemos fazer a seguinte comparação:
O pulo do gato da Motorola
A metodologia Seis Sigma foi originalmente desenvolvida pela Motorola na década de 80 para a melhoria da qualidade e da produtividade de suas operações. Na época, o Custo da Não-Qualidade consumia de 5 a 10% do seu faturamento.
Seus cientistas foram construindo durante quase 10 anos a metodologia Seis Sigma utilizando técnicas estatísticas avançadas integradas a outras metodologias existentes para análise de processos e problemas. O foco do Seis Sigma é reduzir a variabilidade dos processos e atingir um nível de qualidade de 3,4 defeitos por Milhão (PPM).
A aplicação consistente e contínua das ferramentas do Seis Sigma gerou resultados de alto impacto na melhoria de qualidade, aumento de capacidade e produtividade dos processos e redução significativa de custos. Quando a Motorola ganhou o Malcom Baldridge, a premiação mundial mais importante na área de qualidade, o Seis Sigma se tornou amplamente conhecido.
Na década de 90, o Seis Sigma começou a ser utilizado por outras grandes empresas americanas. Em 1995, Jack Welch, CEO da GE, adotou o Seis Sigma como estratégia para alavancar a empresa e ajudar a resolver problemas que estavam comprometendo o seu desempenho. A intensa aplicação do Seis Sigma gerou ganhos de bilhões de dólares e ajudou a tornar a GE uma das empresas mais valorizadas no mundo. Este sucesso contribuiu significativamente para imprimir ao Seis Sigma o status e o reconhecimento que a metodologia passou a ter nos anos seguintes.
Atualmente, a maioria das grandes empresas adota o Seis Sigma como estratégia para aumento de competitividade.
Integrando o Lean com o Seis Sigma
O Lean e o Seis Sigma não têm conflitos diretos, pois buscam utilizar ferramentas e formatos diferenciados para promover a melhoria contínua. A melhor forma de integrá-los é utilizar os pontos mais fortes de cada uma das metodologias.
Uma opção de integração é criar dois grupos de projetos de melhoria: aqueles que vão ser tratados via Kaizen com Ferramentas do Lean e os que serão desenvolvidos através de Projetos Seis Sigma, utilizando o DMAIC.
Os principais benefícios em se utilizar um programa que integre o Lean6sigma são:
O Lean6sigma é um Investimento Estratégico
A implantação de um programa Lean6sigma é uma decisão estratégica para construir a competitividade de longo prazo das organizações. Por ser um programa robusto e de alto impacto, todo o investimento feito na criação da infraestrutura na transformação cultural terá um retorno muitas vezes superior. A longo prazo o retorno se torna exponencial comparado aos investimentos acumulados.
Os ganhos com o programa são percebidos internamente sob diversas formas, sendo que as principais são:
Muitos dos ganhos também são percebidos pelo Cliente e afetam os principais requisitos e expectativas:
Lean Seis Sigma para Áreas Administrativas
A metodologia lean6sigma vem sendo aplicada nos últimos anos de forma extensiva em todos os processos chave das organizações como: Vendas, Finanças, Distribuição, Compras, Engenharia, RH, TI etc., como também em empresas prestadoras de serviços tais como: distribuidoras, bancos, logística, hotéis, supermercados, limpeza, segurança, hospitais, entretenimento etc.
Os principais ganhos atualmente obtidos pelas organizações têm sido obtidos dos processos transacionais, como são chamados os processos de serviços e apoio.