SEIS SIGMA: Melhoria Contínua como a chave do sucesso
Sexta, 27 de Agosto de 2021 . Leitura: 5 minutos
O Seis Sigma é uma estratégia de negócios com foco na melhoria contínua dos processos e produtos, utilizando uma metodologia de alta performance, com abordagem sistêmica e focada em dados para analisar e resolver problemas que comprometem o desempenho global das empresas. É uma disciplina orientada para a redução da variabilidade nos processos, de forma a atingir o nível de 3,4 defeitos por milhão, e para a otimização dos processos, sempre visando à obtenção de 100% de Satisfação dos Clientes.
A filosofia Seis Sigma tem como foco a prevenção de falhas através do uso de ferramentas estatísticas ao invés da detecção de falhas por inspeção. Busca estruturar uma cultura organizacional que promova a melhoria contínua com foco de Redução de custo e Aumento da Lucratividade.
O Seis Sigma teve grande sucesso pela sua capacidade de estruturar e integrar uma série de ferramentas analíticas e estatísticas para desenvolver projetos de melhoria, estruturadas sob os seguintes aspectos:
- Abordagem dos problemas com foco na redução da variabilidade
- Análise de processos e variáveis com maior profundidade
- Utilização integrada de várias ferramentas analíticas e estatísticas
- Utilização de ferramentas estatísticas sofisticadas como o DOE
- Treinamento intensivo abrangendo diferentes níveis organizacionais e de especialistas: Liderança, Champions, Master Black Belts, Black Belts e Green Belts
- Comprometimento Gerencial
- Vincular os projetos com metas de melhoria em qualidade, produtividade e custo
- Resultados do negócio verificados pela área financeira
O Seis Sigma utiliza como metodologia para desenvolvimento dos projetos de melhoria o DMAIC que consiste das seguintes etapas:
- D - Define (Definir): Definir claramente o escopo do projeto, ou seja, o processo e produto a ser melhorado, objetivos e metas a serem alcançados, o desempenho atual, equipes etc.
- M - Measure (Medir): Mensurar e quantificar o problema utilizando indicadores e estatísticas que demonstrem o nível atual de qualidade, custo, produtividade etc.
- A - Analyze (Analisar): Aplicar ferramentas analíticas e estatísticas para identificar as causas dos problemas e priorizar as melhorias a serem feitas.
- l - Improve (Melhorar): Propor, avaliar e implementar ações e soluções para eliminar a causas identificadas do problema.
- C - Control (Controlar): Estabelecer controles que garantam que os resultados obtidos sejam mantidos a longo prazo.
O Programa Seis Sigma é estruturado nos seguintes pilares:
- Infraestrutura de especialistas: Sponsors, Champions, Master Black Belt, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt e White Belt
- Possui um conjunto de treinamentos extensos e necessários para criar a cultura do Seis Sigma nas organizações e certificação dos “belts”
- Utilização do modelo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para desenvolver projetos que necessitam de uma dedicação grande das equipes
- Ter nos conceitos estatísticos sua principal base de ferramentas de análise e melhoria de processos para eliminar a variabilidade excessiva nos processos
O Seis Sigma contribui para a empresa elevar os padrões de qualidade para um nível de excelência que busca atingir um nível de 3,4 PPM, ou seja 3,4 defeitos a cada um milhão de oportunidades. Normalmente os processos estão num nível entre 2 e 3 sigmas.
Para se ter uma ideia do impacto do nível sigma, podemos fazer a seguinte comparação:
O pulo do gato da Motorola
A metodologia Seis Sigma foi originalmente desenvolvida pela Motorola na década de 80 para a melhoria da qualidade e da produtividade de suas operações. Na época, o Custo da Não-Qualidade consumia de 5 a 10% do seu faturamento.
Seus cientistas foram construindo durante quase 10 anos a metodologia Seis Sigma utilizando técnicas estatísticas avançadas integradas a outras metodologias existentes para análise de processos e problemas. O foco do Seis Sigma é reduzir a variabilidade dos processos e atingir um nível de qualidade de 3,4 defeitos por Milhão (PPM).
A aplicação consistente e contínua das ferramentas do Seis Sigma gerou resultados de alto impacto na melhoria de qualidade, aumento de capacidade e produtividade dos processos e redução significativa de custos. Quando a Motorola ganhou o Malcom Baldridge, a premiação mundial mais importante na área de qualidade, o Seis Sigma se tornou amplamente conhecido.
Na década de 90, o Seis Sigma começou a ser utilizado por outras grandes empresas americanas. Em 1995, Jack Welch, CEO da GE, adotou o Seis Sigma como estratégia para alavancar a empresa e ajudar a resolver problemas que estavam comprometendo o seu desempenho. A intensa aplicação do Seis Sigma gerou ganhos de bilhões de dólares e ajudou a tornar a GE uma das empresas mais valorizadas no mundo. Este sucesso contribuiu significativamente para imprimir ao Seis Sigma o status e o reconhecimento que a metodologia passou a ter nos anos seguintes.
Atualmente, a maioria das grandes empresas adota o Seis Sigma como estratégia para aumento de competitividade.
Integrando o Lean com o Seis Sigma
O Lean e o Seis Sigma não têm conflitos diretos, pois buscam utilizar ferramentas e formatos diferenciados para promover a melhoria contínua. A melhor forma de integrá-los é utilizar os pontos mais fortes de cada uma das metodologias.
Uma opção de integração é criar dois grupos de projetos de melhoria: aqueles que vão ser tratados via Kaizen com Ferramentas do Lean e os que serão desenvolvidos através de Projetos Seis Sigma, utilizando o DMAIC.
Os principais benefícios em se utilizar um programa que integre o Lean6sigma são:
- Reduz variáveis do processo através da eliminação dos desperdícios
- Possibilita ganhos mensuráveis no início do projeto
- Fortalece o espírito de equipe
- Evita análises demoradas e desnecessárias
- Reduz o tempo do projeto como um todo
- Padroniza atividades do processo
- Identifica pontos críticos do processo
O Lean6sigma é um Investimento Estratégico
A implantação de um programa Lean6sigma é uma decisão estratégica para construir a competitividade de longo prazo das organizações. Por ser um programa robusto e de alto impacto, todo o investimento feito na criação da infraestrutura na transformação cultural terá um retorno muitas vezes superior. A longo prazo o retorno se torna exponencial comparado aos investimentos acumulados.
Os ganhos com o programa são percebidos internamente sob diversas formas, sendo que as principais são:
- Significativa redução do esforço humano requerido para produzir
- Redução de 50% nos defeitos
- Menor necessidade de suporte de engenharia
- Redução drástica do espaço físico nas áreas produtivas
- Redução significativa do inventário em processo
- Alto comprometimento dos funcionários com a melhoria
- 0 a 6 dias de inventário de fornecedores
- 20% de ganhos anuais de produtividade
- Aumento sistemático dos Giros de Inventários
Muitos dos ganhos também são percebidos pelo Cliente e afetam os principais requisitos e expectativas:
- 99,9% de entrega no prazo
- 15 PPM ou menos
- Sensível redução do tempo de ciclo do produto ou serviço
- Fortalecimento da cadeia de suprimento
- Melhoria no atendimento
Lean Seis Sigma para Áreas Administrativas
A metodologia lean6sigma vem sendo aplicada nos últimos anos de forma extensiva em todos os processos chave das organizações como: Vendas, Finanças, Distribuição, Compras, Engenharia, RH, TI etc., como também em empresas prestadoras de serviços tais como: distribuidoras, bancos, logística, hotéis, supermercados, limpeza, segurança, hospitais, entretenimento etc.
Os principais ganhos atualmente obtidos pelas organizações têm sido obtidos dos processos transacionais, como são chamados os processos de serviços e apoio.