A indústria 4.0 é um conceito criado recentemente que visa principalmente o campo tecnológico. O termo em si se originou a partir de um projeto voltado a tecnologia na Alemanha. Com a tecnologia é possível tornar os processos de produção cada vez mais eficientes e autônomos. As fábricas terão capacidade e autonomia para realizar operações como agendamentos de manutenção, falhas, mudanças não planejadas, entre outros.
Com esses e outros mecanismos inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma com que os produtos são fabricados, causando um impacto em diversos setores.
Impacto no mercado
Os especialistas preveem que os impactos causados pela indústria 4.0 vão afetar praticamente todos os setores do mercado. Esses impactos podemos citar:
– Maior customização de produtos e serviços (indústrias serão capazes de personalizar os produtos de acordo com cada cliente, considerando suas preferências).
– Substituição de mais trabalhos manuais: cada dia mais vemos equipamentos substituindo pessoas, e na indústria 4.0 poderemos ver isso em uma escala ainda maior.
– Capacidade de monitoramento em tempo real;
– Tomada de decisões automatizada: os equipamentos poderão fornecer informações sobre toda a produção, inclusive sobre o ciclo de trabalho.
E agora? Qual o próximo passo?
Conforme o avanço das tecnologias, podemos perceber que a tendência é que em um futuro próximo as indústrias incorporem a conceito de indústria 4.0, tornando-se altamente autônomas e eficientes.
A alta competitividade empresarial torna necessário inovar sempre para se consolidar no mercado. Afinal, seus concorrentes certamente estão buscando formas de crescer, gerar melhores resultados e, claro, te superar.
Isso significa que você deve estar sempre atento às novas tecnologias, implementando todo tipo de estratégia que possa trazer resultados efetivos. Por isso, use o conceito da indústria 4.0 para alavancar seu negócio e trazer o sucesso para mais perto de você.