Bureau Veritas oferece qualificação de operadores de usinas de energia

Quarta, 25 de Agosto de 2021

A área de Treinamentos In Company do Bureau Veritas desenvolveu recentemente um projeto para uma das maiores geradoras e transmissoras de energia elétrica do país, com atuação em diversos estados. A demanda era garantir a qualificação de operadores de usinas, em conformidade com a legislação brasileira e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O trabalho desenvolvido levou em conta o número de funcionários a serem avaliados, sua localização geográfica, perfil psicológico e atividades exercidas. Todos os critérios de questionamento e de análise incluídos na avaliação deveriam seguir pontos estabelecidos em lei, o que requer expertise e atenção especiais, tanto na criação quanto na aplicação dos testes.

A primeira etapa envolveu a construção de um formulário de avaliação, 100% digital, formado por questões técnicas com o objetivo de aferir a qualificação dos operadores nesse quesito. Essa prova segue as recomendações da Aneel e precisa estar de acordo com a legislação de regulamentação do setor.

Na segunda etapa, foram desenvolvidos e aplicados testes de ordem psicológica, que levam em conta fatores como adaptação psicossocial, níveis de inteligência, e aptidões lógicas – tudo em conformidade e sob a aprovação do Conselho Nacional de Psicologia.

De acordo com os dados obtidos, e de maneira absolutamente confidencial, a terceira etapa foi a entrega de um relatório com os resultados, certificando que a empresa detém uma operação uniforme, e oferece a garantia de qualificações específicas de seus operadores tanto de campo quanto nos centros de controle.

Esses resultados, além de importantes internamente, são essenciais para a certificação da companhia de acordo com a regulação do setor elétrico.  

Os operadores de usina são profissionais altamente qualificados e dotados de competências técnicas únicas, além de serem peças fundamentais no sistema elétrico: deles depende o bom funcionamento e a segurança nas usinas.

A missão de desenvolver e aplicar uma avaliação com metodologia que garantisse aferir essas habilidades técnicas, de operações, adaptação psicossocial e de segurança tornou-se um dos cases de destaque do Bureau Veritas.

Estamos preparados para ouvir nossos clientes e trabalhar lado a lado para que atividades ainda mais seguras e eficazes sejam a regra em suas operações.

Nossa área de Treinamentos In Company está pronta para desenvolver soluções sob medida para as necessidades da sua empresa.

https://bit.ly/2UK7Zrm

Palavras-chave: qualificação