Bureau Veritas oferece educação corporativa para empresas e suas comunidades

Quarta, 25 de Agosto de 2021  .  Leitura: 5 minutos

Uma grande empresa de mineração enfrentava o desafio de oferecer treinamento e educação contínua a seu corpo de profissionais, que já são altamente qualificados. Para isso, buscou a parceria com o Bureau Veritas, que desenvolveu uma solução com foco na andragogia.

O conceito nada mais é que a educação de adultos. Assim como a pedagogia é voltada ao aprendizado infantil, e nos acompanha em praticamente todas as etapas da vida, a andragogia é direcionada ao aprendizado de quem já conta com formação sólida, e precisa atualizar e ampliar seus conhecimentos.

Uma das premissas do método é entender que uma pessoa adulta já dotada de conhecimento precisa de estímulos diferentes para aprender algo novo, de uma habilidade técnica até outro idioma.

Esse estímulo se traduz em interesse. Ou seja: se o conteúdo não for desafiador e não puder ser comparado a outro conhecimento que esse adulto já possua, para ser considerado relevante, dificilmente será absorvido.

O BV recebeu do cliente a missão de aplicar uma série de cursos no modelo andragógico. Entre eles, destacam-se as seguintes áreas e competências:

  • Auditores
  • Técnicos e auditores de ESG
  • Líderes e Gestores
  • Meio Ambiente
  • Enfermagem do Trabalho
  • Desenvolvimento Comportamental e Comunicação
  • Gestão de Emissões Ambientais
  • Legislação Ambiental
  • Legislação de Saúde e Segurança

A partir desse ponto, estabelecemos a melhor metodologia para aplicar esse conteúdo junto a um público tão específico, mas ao mesmo tempo muito diversificado. Nossos professores são preparados para adotar o modelo andragógico e a aprendizagem ativa, em que o aluno é protagonista.

Condutor de seu próprio processo de aprendizado, o adulto participa da construção de soluções, sem receber respostas prontas. O professor passa a ser um mediador entre o aluno e o conhecimento, num modelo em que alcançar o resultado pretendido, independentemente dos caminhos traçados, é o mais importante.

O projeto está em andamento e já contou com mais de 600 participantes, em etapas que acontecem online e envolvem atividade interativas que incluem até mesmo realidade virtual. Os cursos são oferecidos nas escolas próximas às operações, permitindo que os treinamentos envolvam as comunidades no entorno.

Para saber mais sobre como o Bureau Veritas pode desenvolver soluções de acordo com as necessidades específicas de sua empresa, consulte nossa área de Treinamento In Company.

https://bit.ly/3Bc1I7r

Palavras-chave: educação corporativa