Seis Sigma: A ferramenta para melhoria dos projetos

Sexta, 27 de agosto de 2021  .  Leitura: 5 minutos

O que é Seis Sigma?

O sigma é uma letra do alfabeto grego que representa uma medida de variação muito utilizada em estatística.

Seis sigma (Six Sigma em inglês) surgiu em meados dos anos 80, em uma tentativa de reduzir os prejuízos da qualidade na empresa Motorola. Hoje a Seis Sigma é uma metodologia importante que visa melhorar os processos estratégicos das organizações e resolver problemas. Um dos principais destaques da ferramenta é a satisfação do cliente, ou seja, a ideia é que os clientes obtenham o que querem, quando eles querem e em perfeitas condições.

 

Principais benefícios do Six Sigma nas empresas

  • Redução de desperdícios
  • Melhoria dos processos internos
  • Redução de custos da má qualidade
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Aumento da retenção de clientes
  • Padronização de processos
  • Engajamento das equipes de trabalho

Como implantar o Seis Sigma na sua organização?

O Seis Sigma funciona através de metas. Não é uma tarefa muito simples, já que exige o uso de cálculos e estatísticas para ser desenvolvido. O completo desenvolvimento pode levar alguns anos. E o sucesso vai depender principalmente da participação de toda a equipe da empresa. Os projetos serão definidos a partir de 5 esferas:  Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar. Para isso é importante conhecer todos os processos atuais da empresa.

 

Conhecer cada uma das etapas aumenta suas chances no mercado de trabalho. E para que você possa obter conhecimentos mais profundos do Seis Sigma e da Gestão de Processos, o Bureau Veritas desenvolveu treinamentos específicos nesta área. Você poderá reconhecer e analisar as oportunidades para uso da Metodologia Seis Sigma, entender os benefícios da ferramenta, construir um método científico de solução de problemas, entre outros.

Palavras-chave: gestão, sixsigma, processos, projetos